Lhamas

Apesar de na prática todos utilizarem a palavra Lhama no feminino, ela é um substantivo masculino, segundo o dicionário. O correto é o Lhama e não a Lhama.

O Lhama é um mamífero ruminante camelídeo que vive na América do Sul na região dos Andes (Perú, Bolívia, Chile e Argentina). Têm o corpo coberto por uma lã fina, longa e lanosa que serve para protegê-lo do frio além de proteger seu corpo de arranhões e outros ferimentos. Apresenta 2 variedades: a Qara (com pouco pêlo) e a Chaku (peluda). Seu período de gestação é pouco mais de 11 meses e o filhote nasce com aproximadamente 11 kg. Os Lhamas são conhecidos pelo seu estilo calmo e de aparência esbelta, possuindo diversas tonalidades que vai do branco ao marrom, podendo ainda serem mesclados. É um ruminante e por isso alimentam-se de pastagens, podendo em cativeiro adicionar grãos a sua dieta.

A cerca de 4 mil anos o Lhama foi domesticado por tribos pré-colombianas e hoje não é mais encontrado em estado selvagem.

Um traço marcante do Lhama é sua curiosidade. Quando uma pessoa ou animal estranho entra em seu território, o Lhama se aproxima rapidamente por simples curiosidade. Outro hábito peculiar dessa espécie é cuspir. Porque eles fazem isso? Apenas como demonstração de poder para intimidar outros Lhamas.


 Lhamas - Fazenda Candeias - Rio de Janeiro
  • Nome comum: Lhama
    Nome em inglês: Lhama
    Nome científico: Lama glama
    Reino: Animalia
    Filo: Chordata
    Ordem: Artiodactyla
    Classe: Mammalia
    Família: Camelidae
    Gênero: Lama
    Espécie: Lama glama
    Peso: Até 140 kg
    Tempo de vida: 24 anos
    Altura da cernelha: 75 a 120cm
    Comprimento: 1,40 a 2,40m,
    incluindo a cauda de 25cm